Nesta segunda (28) é o aniversário do síndico! Tim Maia estaria completando 73 anos... com certeza, farreando bastante! Como aliás, sempre foi sua vida, bem vivida.
Ainda menino se apaixonou pela energia da bateria, mas foi com o violão que descobriu a sua voz, extremamente grave. Formou o grupo de rock Os Sputinicks quanto tinha apenas 15 anos e depois partiu para os Estados Unidos. Ficou por lá longos anos. Anos que determinaram o seu jeito de fazer música. Voltou e se transformou no pai da soul music brasileira, estourando nos anos 70.
Tim, cheio de personalidade, nunca teve uma convivência saudável nem com gravadoras, nem com a mídia. Era famoso por esquecer entrevistas e participações em programas, além de faltar a shows. Mas sempre, sempre contou com uma legião de fãs. Morreu em 1998, quando subitamente se sentiu mal na abertura de um show. O livro de Nelson Motta e o filme Vale Tudo, de 2013, apresentam um retrato do artista e também do ser humano polêmico.
Ouça Tim Maia interpretando Descobridor dos Sete Mares, de Gilson Mendonça; Coroné Antonio Bento, de Luis Vanderley e João do Vale, e Eu Sei que Vou Te Amar, Tom Jobim.
No rádio, esta edição vai ao ar às 10h, deste sábado (26), mas você já pode conferir o programa por aqui. Para ouvir, basta clicar no player no topo desta matéria!
O programa lembra também dos 144 anos da Lei do Ventre Livre e dos 23 anos de saudade de Miles Davis.
Vote na sua música favorita do Festival de Música Nacional FM 2015!
O Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.
Gonzaguinha também estaria completando 70 este mês. Ouça três músicas do filho do Rei do Baião!