Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça três serestas que embalam momentos de amor

No Momento Três desta sexta (25) você escuta Valsinha, com Chico

Música de conjunto instrumental, geralmente cantada, melodiosa e simples. Algo semelhante as trovas dos cantores ambulantes. Quase sempre interpretada ao ar livre, não raro sob a janela de alguém. Essa é a definição de seresta do nosso dicionário aurélio.

 

Se fosse um dicionário sentimental, com certeza descreveria a seresta ou serenata como uma declaração de amor, especialmente romântica. É certo que o gênero não faz mais tanto sucesso como no tempo de Vicente Celestino, Noel Rosa e Pixinguinha, mas grupos de jovens músicos têm feito desta tradição um bom negócio. Basta encomendar e escolher o repertório e eles vão até a amada ou porque não ao amado, e fazem aquela seresta.

 

Pena que o individualismo dos dias de hoje e a necessidade de uma certa proteção façam com que muitas pessoas considerem a dedicação de uma seresta um verdadeiro “mico”, acompanhado, é claro, por toda a vizinhança. Deixe o preconceito de lado e se entregue ao romantismo. A seresta também na MPB, aqui, em mais um momento três.


No especial  "Seresta na MPB” você escuta Valsinha, com Chico Buarque, Flor Amorosa, com Altamiro Carrilho, e Rosa de Pixinguinha e Otávio de Souza, com Marisa Monte. Para ouvir, basta clicar no player no topo desta matéria!

 

Vote na sua música favorita do Festival de Música Nacional FM 2015!

 

No rádio, esta edição vai ao ar às 10h, desta sexta- feira (25).

 

O Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.



Ouça três músicas de Gonzaguinha

Momento Três homenageia violonista Raphael Rabello

Criado em 24/09/2015 - 18:40 e atualizado em 24/09/2015 - 14:57

Mais do programa