Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relembre a verdade escrachada de Kid Morengueira no Dia da Mentira

O malandro da MPB, Moreira Silva, completaria 114 anos no dia 1º de

Ele aprendeu música com o pai, trombonista da banda da Polícia Militar (PM), mas teve que abandonar seus sonhos aos 11 anos para trabalhar e sustentar a família. Nem por isso perdeu  a alegria e a vontade de fazer música.

 

Moreira da Silva foi o mais malandro dos malandros da MPB. Sua fama era tanta que ele acabou criando um personagem  que estava  sempre presente em suas composições: o Kid Morengueira.

 

Se ainda estivesse por aqui, Moreira da Silva faria 114 anos nesta sexta-feira(1º). Nos deixou há 16 anos. Uma longa vida para quem trabalhou em fábricas de tecidos, de motorista de ambulância, em cassinos e ainda caía na farra madrugada à fora.

 

Romanticamente, nada mais era do que a boemia. Sua maior contribuição a MPB ninguém questiona: o samba de breque, com aquela paradinha, e isso em 1937, quando as rádios tocavam canções elaboradas e os interpretes adotavam quase um tom lírico.

 

Os 114 anos de Moreira da Silva em mais um Momento Três, ouça no player acima: Quem há de dizer, O Rei do Gatilho, Amigo Urso.

 

O Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.



Criado em 31/03/2016 - 18:38 e atualizado em 31/03/2016 - 15:37

Mais do programa