É ouvir Sérgio Ricardo e lembrar imediatamente da famosa cena dele arrebentando o seu violão em pleno Festival da Canção. A cena aconteceu em 1967, mas até hoje muita gente não entende a ira de Sérgio Ricardo.
Defendendo a canção “Beto bom de bola”, Sérgio foi vaiado pela platéia. Tudo porque o público havia adorado as letras soltas e ao mesmo tempo de poesia marginal intensa do Tropicalismo. Sérgio, comunista arraigado, não se conformou de ser chamado de simplista. Logo ele que tanto lutara contra a opressão política.
O episódio foi tão marcante que Sérgio Ricardo acabou por se afastar dos palcos, perdendo a simpatia do público e da mídia. Uma pena! Seu talento é realmente verdadeiro e foi ele um dos muitos nomes da Bossa Nova.
Em 1991, Sérgio Ricardo finalmente falou sobre este episódio no livro “Quem quebrou meu violão”. Nunca abandonou a música, trabalhando como produtor e fazendo shows, principalmente na Europa. Sérgio também e maestro e cineasta e ano passado comandou um show onde apresentava apenas trilhas sonoras.
No vídeo abaixo você confere a participação de Sérgio Ricardo no Festival da Canção:
Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.
Ivan Lins completa hoje 71 anos! Ouça três sucessos!