Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qual a influência de Machado de Assis na Música Popular Brasileira?

Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da

Qual a influência de Machado de Assis na Música Popular Brasileira? O Brasil lembra nesta terça-feira (21) os 177 anos do nascimento do grande Machado de Assis.

 

O músico e pesquisador José Miguel Wisnick escreveu o ensaio “Machado maxixe”. Wisnick afirma que Machado de Assis detectou, de forma pioneira,  o modo como a música popular passou a ter um papel tão importante que tomou o lugar da erudita, e como influenciou a literatura.

 

No conto “Um homem célebre” , Machado de Assis conta a história de Pestana, um compositor de polcas que sempre tenta compor obras eruditas, mas acaba no popular. Pestana seria o compositor genial que se acha incompetente, só por ser popular.

 

Entre as obras de Machado de Assis estão " Dom Casmurro", " Memórias Póstumas de Bras Cubas", " A Mão e a Luva" e " Quincas Borba".  

 

No Momento Três a gente lembra de Machado de Assis ao som dos ritmos que ouvia: maxixes, choros, polcas e lundus. Em músicas como " Flor Amorosa" de Pixinguinha e Alberto Ribeiro.

 

Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.



Polêmico, Sérgio Ricardo completa 84 anos nesta sexta-feira (17)

Everybody Hurts: música marca o Dia Mundial do Refugiado

Criado em 21/06/2016 - 12:10 e atualizado em 21/06/2016 - 09:09

Mais do programa