A 2° temporada da série “Amazônia, Arqueologia da Floresta”, dirigida por Tatiana Toffoli, acompanha uma equipe de arqueólogos em processo de escavação no sítio de Teotônio, em Rondônia, na Amazônia. Eles buscam indícios de antigas ocupações indígenas em pedaços de cerâmica, sementes carbonizadas e resíduos microscópicos de alimentos. Estes achados revelam como viveram os povos que habitaram aquele território por milênios, manejando a terra de forma sustentável, em contraste com a ocupação mais recente, que tem esgotado rapidamente os recursos da floresta.
Dividida em quatro episódios, a série alerta para o o processo contínuo de destruição da floresta amazônica, que se aproxima de um ponto de não retorno. “Amazônia, Arqueologia da Floresta” pode ser assistida na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro, pelo site sesctv.org.br.
Clique no player acima e ouça uma entrevista com Tatiana Toffoli. Natural de Porto Alegre (RS), que também produziu, dirigiu e montou os 4 episódios da primeira temporada da série "Amazônia, Arqueologia da Floresta". Ela também dirigiu e montou "Juruá", que integra o longa-metragem "Pessoas Contar Para Viver" - Prêmio de Melhor filme na categoria Pensamento do Festival e Prêmio Curta! em 2023 (2019 - 43ª Mostra); "Baré, Povo Do Rio" (2015 - Melhor Realização Artística do TELAS); "Louceiras" (2013 - Menção Honrosa no 14ºFICA); "Chapa" (2009 - Prêmio no Con-can Movie Festival Japão). Montou "Chico Rei Entre Nós" (Prêmio de Público de Melhor documentário brasileiro e Menção Honrosa na 44º Mostra Internacional de Cinema), "Dona Helena" (2006 - Melhor documentário no Tudo Sobre Mulheres) e "Do Pó da Terra" (2016). Nos anos 90, foi produtora do MTV no Ar e dirigiu as séries Mochilão MTV e Expedição Caiçara (TV CULTURA).
Para assistir, clique aqui.