Nesta quarta-feira (25), o Cine Brasília recebe o lançamento da minissérie documental PPP-ECOS – Quem conserva a Amazônia?, de Neto Borges. Dividida em nove episódios curtos com duração de 7 minutos, a obra proporciona ao espectador uma compreensão direta das atividades produtivas locais e uma apreciação sensível das paisagens que revelam o universo cultural, social e político, por meio das experiências e personagens centrais nas distantes comunidades do Brasil profundo, especialmente nos municípios situados na região da Amazônia Legal.
Fruto de uma colaboração com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), a exibição está organizada em três blocos, cada um composto por três mini documentários. Cada bloco tem como foco um estado da Amazônia Legal, sendo eles Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, conforme retratado na série. A exibição será acompanhada de uma mesa de discussões políticas, reunindo convidados e representantes numa conversa sobre o legado e a continuidade das ações voltadas para a promoção das paisagens produtivas ecossociais na região amazônica. A sessão é gratuita e começa às 20h.
Os protagonistas de alguns dos filmes estarão presentes no Cine Brasília. Eles estão na Capital Federal para participar do 3º ECOS Amazônia - Experiências e Aprendizados do PPP - ECOS. E nesta edição do Mosaico, a apresentadora Ana Pimenta entrevista ao vivo, no estúdio, Débora Maria Fiametti, gestora da Rede de Sementes Portal da Amazônia (MT), e Valdivino Marques Sobrinho, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Agroecológicos da Matinha (TO). O programa também recebe o cineasta maranhense Neto Borges, diretor da série documental Quem Conserva a Amazônia?, e conta com a participação especial da apresentadora Mara Régia.