No terceiro episódio da série "Guitarradas da Amazônia" - produção da Rádio Nacional da Amazônia - você vai conhecer a trajetória do mestre paraense, contada por ele mesmo: Raimundo Leão Ferreira Filho, mais conhecido como Mestre Curica.
O músico nasceu em Pedreirinha de Marituba, região metropolitana de Belém, no Pará. Começou na música aos 8 anos, tocando cavaquinho, depois bateria até chegar naquele que adotou como favorito, o banjo.
A obra de Mestre Curica traz uma fusão de ritmos caribenhos. Ele criou a guitarrinha cabocla, ao inserir a guitarra com banjo, no repertório instrumental da lambada. Um grande diferencial de Curica, em relação a outros mestres da guitarrada, é que ele costuma escrever letras para suas composições, em um gênero onde predominam os temas instrumentais. Em um festival na Ilha da Madeira, foi considerado o melhor banjista do mundo.
Mestre Curica já trilha mais de 60 anos de carreira.
Nesta sexta-feira (15), ele faz um show histórico no Festival Psica, em Belém, onde se apresenta com os outros dois integrantes da Santíssima Trindade Guitarrística em atividade: Mestre Aldo Sena e Mestre Solano.
Clique, no player acima, para ouvir o radiodocumentário na íntegra.
E confira aqui a programação completa do Festival Psica.