Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samuel Béra defende orgulho de ser beradeiro

Produtor cultural, cantor e compositor de Rondônia é um dos vocalistas da Quilomboclada; banda ajudou a fortalecer a identidade cultural do estado

Mosaico

No AR em 03/02/2025 - 13:00

A Amazônia é o berço mundial das águas, e quem nasce e vive na margem dos rios é chamado de beradeiro. Durante muito tempo, o termo foi usado de forma pejorativa, para diminuir ou desqualificar o modo de viver nas comunidades ribeirinhas.

Para combater o preconceito cultural, um grupo de artistas de Rondônia decidiu resgatar e afirmar o orgulho de ser beradeiro, através da música e diversas expressões artísticas. Um dos representantes desse movimento, o cantor, compositor e produtor musical Samuel Béra, comemora a mudança de atitude no estado.

A transformação cultural culminou na criação do Dia Municipal da Música Regional Beradeira, celebrado dia 8 de dezembro em alusão ao nascimento do agitador cultural rondoniense Zé Katraca.

Nesta edição do Mosaico, Samuel Béra explica como os artistas de Rondônia vêm atuando no fortalecimento da identidade cultural beradeira. O músico conta detalhes sobre a trajetória da banda Quilomboclada, da qual é vocalista, e adianta as novidades do seu projeto musical Samuel Béra Band.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 03/02/2025 - 15:00

Mais do programa