Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maira Brito destaca conexão entre samba e espiritualidade

Em sua tese de doutorado "O samba é santo: escrevivências sobre Mãe Dora de Oyá", jornalista descreve as ligações entre mulheres de axé, samba e candomblé

Mosaico

No AR em 01/12/2023 - 13:00

Dia 2 de dezembro é comemorado o Dia do Samba, e nesta edição do Mosaico, a jornalista e pesquisadora Maira de Deus Brito reflete sobre a conexão entre mulheres de axé, samba e candomblé. Sua tese de doutorado "O samba é santo: escrevivências sobre Mãe Dora de Oyá" analisa a dimensão social e cultural da vida e obra de Dora Barreto, conhecida como Mãe Dora de Oyá. A yalorixá está à frente do Ilê Axé T'ojú Laba, terreiro de candomblé Ketu localizado na Cidade Ocidental, região no entorno de Brasília. Além de coordenar projetos sociais, Mãe Dora é compositora e diretora-geral do Afoxé Ogum Pá do Distrito Federal.

O programa também apresenta trechos da entrevista com o compositor e cantor baiano Gerônimo Santana, homenageado no documentário "É d’Oxum – A força que mora n’água!", dirigido por Dayane Sena. Após o lançamento do filme neste sábado (2), em Salvador, Gerônimo realiza apresentação inédita com as bandas Monte Serrat e Baiana System.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 01/12/2023 - 16:55

Mais do programa