Neste segundo episódio da série "Guitarradas da Amazônia" - produção da Rádio Nacional da Amazônia - você vai conhecer a trajetória do decano desse gênero paraense, contada por ele mesmo: José Félix Solano Melo, mais conhecido como Mestre Solano.
O músico nasceu em Abaetetuba, no interior do Pará, e aos 9 anos de idade Solano começou a arranhar o banjo nas festas da região.
A obra de Solano traz uma fusão de ritmos caribenhos - cumbia, merengue, calipso, entre outros - com elementos da musicalidade brasileira, incluindo o forró e o carimbó.O apelido "Rei Solano" ele conta que ganhou do grande amigo e violonista Sebastião Tapajós. E até hoje segue reinando com 69 anos de carreira e 17 discos gravados.
Nesta sexta-feira (15), ele faz um show histórico no Festival Psica, em Belém, onde se apresenta com os outros dois integrantes da Santíssima Trindade Guitarrística em atividade: Mestre Aldo Sena e Mestre Curica.
Solano já chegou ao topo das paradas nacionais, e o seu maior sucesso, a canção "Americana", foi gravada por diversos artistas, entre eles Alípio Martins e Arnaldo Antunes.
Para ouvir o rádio documentário na íntegra, clique no player acima.
Confira a programação completa do Festival Psica no link https://www.instagram.com/festivalpsica/?hl=en