Neste primeiro Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o programa Mosaico presta homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira mulher do país a publicar um romance. Ela nasceu em São Luís, no dia 11 de março de 1822, mas passou a maior parte de sua vida na cidade de Guimarães.
Em 1847, aos 25 anos, foi aprovada em um concurso público, e entrou para a história também como a primeira professora concursada do estado. Em 1859, publicou a obra “Úrsula”, primeiro romance abolicionista do país, e o primeiro escrito por uma mulher negra brasileira.
“Úrsula” também é considerado o primeiro romance da literatura afro-brasileira. Em 1887, no auge da campanha abolicionista, a escritora publica o livro “A Escrava”, reforçando sua postura antiescravista. Morreu aos 95 anos, em Guimarães, no dia 11 de novembro de 1917.
Nesta edição do Mosaico, ouça um trecho do capítulo IX do livro "A preta Suzana". O texto descreve o momento em que a personagem perde sua liberdade na África, sendo aprisionada em um navio negreiro rumo ao Brasil, onde viveria como trabalhadora escravizada.