Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira melhores álbuns de 2017 selecionados pela Revista Bravo!

Música e Músicos do Brasil traz um pouco mais da seleção feita pela Revista Bravo! dos melhores álbuns de música brasileira erudita de 2017

Música e Músicos do Brasil

No AR em 20/04/2018 - 18:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (21) segue com a seleção da Revista Bravo, que elegeu os “Dez álbuns imperdíveis de música erudita”, de 2017.

A Seleção feita pela Revista Bravo!, uma das maiores divulgadoras da música e artistas brasileiros, incluiu alguns CDs que já foram apresentados no Música e Músicos do Brasil. Um deles é o “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano, volume 2”, projeto idealizado pelo violoncelista Hugo Pilger em parceria com a pianista Lúcia Barrenechea. Este álbum duplo traça um panorama da música brasileira para violoncelo e piano, com composições de Villa-Lobos e de músicos que conviveram com o maestro.

Outro álbum que fez jus a esta seleção da Revista Bravo é o “Guarnieri e Nepomuceno”, gravado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com o maestro Fábio Mechetti e a pianista Cristina Ortiz. Neste CD, a orquestra aborda duas vertentes do nacionalismo com obras para piano de Camargo Guarnieri e Alberto Nepomuceno. Esta seleção contou também com o segundo volume do CDAlmeida Prado: Cartas Celestes”, gravado pelo premiado pianista Aleyson Scopel, e o CD “AM 60 AM 40”, do violoncelista Antonio Meneses e o pianista André Mehmari, que traz composições diversificadas, incluindo Bach, Tom Jobim e o próprio André Mehmari.

Um dos álbuns mais inusitados desta seleção é o “in\on, de Bella e Thomas Roher". Para este disco, a dupla se internou em um apartamento na Rua Augusta, em São Paulo, para explorar a ideia de silêncio. Improvisando juntos, eles pontuam o vazio com ruídos mínimos, em um resultado extremamente delicado. Outro álbum também voltado à música experimental é o “Tempo Transversal: flauta expandida”, gravado pela flautista Cássia Carrascoza. O CD apresenta composições contemporâneas de Alexandre Lunsqui, Igor Lintz Maués, Mikhail Malt, Rodolfo Coelho de Souza, Sergio Kafejian e Silvio Ferraz, com obras que misturam o timbre da flauta a sons eletrônicos, ruídos e emissões vocais.

E para afirmar a diversidade desta seleção da Revista Bravo, temos o CDBrazilian Landscapes” com a flautista doce dinamarquesa Michala Petry, a percussionista norte-americana Marilyn Mazur, e o violonista brasileiro Daniel Murray. O álbum traz arranjos para esta formação instrumental de grandes clássicos brasileiros, incluindo composições de Tom Jobim, Paulo Bellinatti, Ernesto Nazareth e Hermeto Pascoal.

Não perca! Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na MEC FM Rio.

 

Criado em 20/04/2018 - 18:00 - Episódio Música e Músicos do Brasil 21/04/2018

Mais do programa