O Música e Músicos do Brasil deste sábado (29) apresenta obras de Francisco Mignone interpretadas pelo violinista Emmanuele Baldini e o pianista Lucas Thomazinho. Esse é mais um lançamento do selo Naxos, pela Série Música do Brasil, que ocorreu em 24 de janeiro de 2025.
A série “A Música do Brasil” é parte do projeto “Brasil em Concerto” do Ministério das Relações Exteriores, que visa promover compositores brasileiros de diferentes épocas e estilos. O projeto destaca a música de câmara e orquestral, particularmente dos séculos XIX e XX, e inclui obras gravadas por alguns dos principais intérpretes e orquestras do nosso país.
Neste álbum, que será apresentado no programa, o violinista Emmanuele Baldini e o pianista Lucas Thomazinho registram a integral das sonatas para violino e piano de Francisco Mignone. O compositor foi um dos grandes nomes da música brasileira no século XX, ao lado de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Suas composições trazem uma fluidez melódica capaz de se comunicar diretamente com o público, além de grande refinamento técnico, resultando em obras de forte apelo expressivo.
O repertório deste álbum abrange desde suas primeiras sonatas, ainda influenciadas pelo impressionismo francês, até suas obras tardias, que exploram novas relações tonais e rítmicas.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.