Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

André da Silva Gomes é o homenageado do Música e Músicos do Brasil deste domingo

No programa, conheça um pouco da sua história e principais obras deste importante nome do Período Colonial Brasileiro

Música e Músicos do Brasil

No AR em 01/07/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (01) fará uma homenagem ao importante compositor luso-brasileiro do período barroco, André da Silva Gomes.

André da Silva Gomes nasceu em Lisboa no dia 15 de dezembro de 1752. Ele se mudou para o Brasil com 22 anos de idade para assumir o cargo de Mestre de Capela da Igreja da Sé da Cidade de São Paulo. Tido como um músico dinâmico e um fértil criador, assim que assumiu o seu cargo, logo tratou de reorganizar o Coro da Capela e compor peças para os atos religiosos. Mesmo com a falta de recursos que a cidade de São Paulo possuía na época, André da Silva Gomes chegou a fundar uma escola gratuita de música e organizar uma orquestra.

Em 1789, André da Silva Gomes, ingressou na carreira militar, quando dirigiu a corporação musical e alcançou a patente de tenente-coronel. Em 1797 foi contratado para o magistério e, com a chegada de Dom Pedro a São Paulo, em 1822, regeu um “Te Deum” de sua autoria em homenagem ao futuro imperador. A importância de André da Silva Gomes era tamanha, que no dia 7 de setembro, quando foi proclamada a Independência do Brasil, ele foi o principal encarregado das solenidades.

André da Silva Gomes aposentou-se em 1828 e morreu aos 92 anos, na cidade de São Paulo. O seu catálogo musical, de que se tem registro, conta com cerca de 130 partituras, que inclui antífonas, cânticos religiosos, hinos, ladainhas, missas, noturnos, salmos, entre outros. 

Ouça o programa pelo player acima.

Música e Músicos do Brasil vai ao ar domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 29/06/2018 - 15:25 - Episódio Música e Músicos do Brasil 01/07/2018

Mais do programa