O Música e Músicos do Brasil deste sábado (1) apresenta o álbum “Integrais”, gravado pelo violonista Edelton Gloeden e vencedor do Prêmio Concerto de 2024.
Lançado em março de 2024 pelo Selo Sesc, o CD duplo "Integrais" reúne pela primeira vez as obras completas para violão solo de cinco dos mais importantes compositores brasileiros: Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, Edino Krieger e César Guerra-Peixe. O álbum se destaca pela riqueza estilística e expressiva do repertório, que transita entre a tradição da música brasileira e influências estéticas internacionais. Para a produção deste riquíssimo material, Edelton Gloeden realizou um trabalho detalhado de revisão a partir dos manuscritos, contribuindo para a sua divulgação e acessibilidade. Além disso, o álbum físico acompanha um extenso livreto com textos analíticos sobre a relação desses compositores com o violão, assinados por especialistas na área.
Doutor em Artes pela USP, Gloeden é professor no Departamento de Música da universidade e participa dos mais importantes festivais de música do Brasil. O músico se apresenta regularmente em recitais solo, com grupos de câmara e em concertos com orquestra, levando sua interpretação a diversos países da América Latina, Estados Unidos e Europa. Ele também se destaca por sua dedicação à música brasileira, tendo realizado primeiras audições de obras de compositores como Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e Cláudio Santoro. Sua discografia inclui gravações de referência, como as 12 Valsas Brasileiras em Forma de Estudos de Francisco Mignone e o recente álbum Integrais, que será apresentado no programa, que traz um panorama essencial da música para violão no Brasil.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar aos sábados, às 19h, na Rádio MEC.