Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira mais do especial Leonard Bernstein, no Música e Músicos do Brasil

Programa traz obras de Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Camargo Guarnieri interpretadas por Bernstein, além de sua parceria com a soprano Maria Callas

Música e Músicos do Brasil

No AR em 26/08/2018 - 15:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (26) segue com as comemorações pelos 100 anos de nascimento de Leonard Bernstein. Nesta edição do programa, ouça algumas gravações raras que mostram a relação do compositor norte-americano com a música e os músicos brasileiros e outras nacionalidades. 

Bernstein era um profundo conhecedor e divulgador da música latino-americana e chegou a gravar obras de grandes nomes da nossa música, como Lorenzo Fernandez, Villa-Lobos e Camargo Guarnieri em seu CD “Latin America Fiesta”. Bernstein também interpretou obras brasileiras em seu programa de televisão “Concertos para juventude”, que ele gravou durante 35 anos e que o tornou mundialmente conhecido. No programa que foi ao ar em 8 de março de 1963, intitulado “O espírito latino americano” com a Filarmônica de Nova Iorque, Bernstein também fez profundos comentários sobre a música brasileira.

Quando o compositor tinha cerca de 35 anos, apesar de ainda não ter se tornado o fenômeno que se tornou, ele já havia criado alguns sucessos da Broadway e era um maestro muito requisitado nos Estados Unidos. A grande estrela Maria Callas, ao conhecer o trabalho de Bernstein, logo o convidou para reger no Teatro La Scala, em Milão. O primeiro trabalho desta parceria entre Callas e Bernstein se deu em uma apresentação realizada em 10 de dezembro de 1953, da ópera “Medea”, de Luigi Cherubini, com Maria Callas no papel principal, a Orquestra do Teatro Alla Scala, com a regência de Leonard Bernstein.

Ouça trechos destas raras gravações no Música e Músicos do Brasil. Domingo, às 15h, na Rádio MEC.
 

Criado em 24/08/2018 - 11:27

Mais do programa