O Música e Músicos do Brasil deste domingo (6) segue com um pouco mais da vida e obra do compositor nacionalista Camargo Guarnieri.
Ouça no player acima.
Camargo Guarnieri foi muito influenciado pelos artistas nacionalistas, em especial o escritor Mário de Andrade, que foi responsável pelo texto de algumas de suas obras. Representante convicto deste movimento, em 1950, ele publica a sua Carta Aberta, na qual ataca a técnica de composição dodecafônica, difundida no Brasil pelo musicólogo alemão Hans-Joachim Koellreutter. O documento gera polêmica na imprensa, porém alinha o maestro ao movimento modernista e o estabelece como referência na cultura musical brasileira. Na mesma década, tem início a Escola Paulista, que consagra Camargo Guarnieri como o principal professor de composição no país. Entre os seus alunos, estavam ninguém menos do que Marlos Nobre, Almeida Prado e Villâni-Côrtes.
Guarnieri é um dos compositores nacionalistas com o catálogo musical mais extenso. Ele chegou a receber o prêmio "Gabriela Mistral", sob o título de "Maior Compositor das Américas", e é autor de mais de 700 obras. É considerado o segundo compositor mais interpretado no Brasil, superado somente por Heitor Villa-Lobos.
O programa vai apresentar algumas de suas obras sinfônicas mais conhecidas, como a "Abertura Concertante", o "Concerto para violino número 1" e "Sinfonia número 4", também conhecida como "Sinfonia Brasília".
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.