Este último Música e Músicos do Brasil de outubro (28), o programa homenageia dois compositores brasileiros de diferentes estilos e épocas, que fariam aniversário este mês.
Primeiro, o programa traz um dos maiores nomes da música do período colonial brasileiro: José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. Nascido em 12 de outubro de 1746, Lobo de Mesquita foi um dos mais importantes organistas, maestros, compositores e professores de seu tempo. Com um estilo que mescla ao mesmo tempo as tendências renascentistas, barrocas e classicistas, Mesquita foi ligado às irmandades religiosas de Minas Gerais e toda a sua obra conhecida está no campo da música sacra. Apesar de ter entrado no esquecimento durante um tempo, as músicas de Lobo de Mesquita foram redescobertas e recuperadas, e hoje em dia são frequentemente interpretadas por grupos de todo o Brasil, em especial pelas tradicionais orquestras mineiras.
E dando um salto de quase 200 anos, outro compositor com estilo totalmente diferente que também faria aniversário em outubro é o santista Gilberto Mendes. Gilberto Ambrósio Garcia Mendes nasceu em 13 de outubro de 1922 e morreu recentemente, em 1º de janeiro de 2016. Além de compositor, ele foi professor universitário, autor de importantes livros e artigos sobre música, e criador do Festival Música Nova, em Santos, tido como o mais antigo e importante evento internacional de música contemporânea da América. Com um estilo composicional único que mistura música aleatória, serial, teatro musical, entre tantos outros movimentos contemporâneos, Gilberto Mendes foi um dos pioneiros da música concreta no Brasil e um dos signatários do Manifesto Música Nova, publicado em 1963.
Ouça no player acima.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.