O Música e Músicos do Brasil deste domingo (03) traz um pouco sobre a vida e a obra do compositor paulista Camargo Guarnieri.
Ouça no player acima.
Nascido no Tietê, município de São Paulo, em primeiro de fevereiro de 1907, Camargo Guarnieri, pertenceu a uma família de músicos. Aos 10 anos, iniciou seus estudos musicais com Virgínio Dias, a quem dedicou a sua primeira composição intitulada “Vida de Artista”. Com 16 anos, Camargo muda-se com a família para a cidade de São Paulo a fim de aprofundar seus estudos musicais.
Um fato que teve um papel importante na vida de Camargo Guarnieri foi a Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922. Logo após este período, ele começou a escrever, regularmente, músicas essencialmente brasileiras. Foi mais ou menos nesta época, em 1928, que ele compôs duas de suas obras mais famosas: a “Canção Sertaneja” e “Dança Brasileira”.
Representante convicto do nacionalismo, em 1950 Guarnieri publica a sua Carta Aberta, onde ataca a técnica de composição dodecafônica, difundida no Brasil pelo musicólogo alemão Hans-Joachim Koellreutter. O documento gera polêmica na imprensa, porém alinha o maestro ao movimento modernista e o estabelece como referência na cultura musical brasileira. Na mesma década, tem início a Escola Paulista, que consagra Camargo Guarnieri como o principal professor de composição no país. Entre os seus alunos, estavam Marlos Nobre, Almeida Prado e Villâni-Côrtes.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.