Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o especial “25 anos sem Tom Jobim”, no Música e Músicos do Brasil

Programa apresenta também o CD “Encores”, o trabalho mais recente do pianista Nelson Freire, que este ano comemora 75 anos de vida

Música e Músicos do Brasil

No AR em 08/12/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (08) traz um especial “25 anos sem Tom Jobim”, com um pouco da trajetória deste grande nome da música brasileira e participação do maestro Norton Morozowicz.

Ouça no player acima.

Nascido no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927, Tom Jobim foi um dos músicos mais versáteis que já existiu. Ele era compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista, e é tido como um dos maiores expoente de todos os tempos da música popular brasileira. Até hoje é um dos músicos brasileiros mais admirados no país e no exterior e sua obra já foi interpretada por grandes nomes da música internacional, como Stan Getz, Dizzy Gillespie, Oscar Peterson, Sarah Vaughan e Frank Sinatra.

Apesar de ter seu nome fortemente vinculado à música popular brasileira, Tom Jobim também estudou música de concerto e fez importantes contribuições para esta área. Ele teve aulas com o compositor alemão Hans-Joachim Koellreutter e recebeu influências da música impressionista, como a de Debussy e Ravel, e dos brasileiros Villa Lobos, Ary Barroso, Guerra-Peixe e Radamés Gnattali. E um músico muito querido no Música e Músicos do Brasil que conheceu bem o grande mestre Tom Jobim é Norton Morozowicz. Em um depoimento gravado para o programa, Morozowicz falou um pouco sobre este grande nome da música brasileira.

E, na segunda parte, o programa traz o CD “Encores”, gravado pelo pianista Nelson Freire, em comemoração aos seus 75 anos de nascimento e 70 anos de atividades. Isso mesmo que você ouviu! São 75 anos de vida e 70 como concertista, já que este ilustre pianista fez sua primeira apresentação aos cinco anos de idade. Nascido na pequena cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, Nelson Freire, com um pouco mais de 15 anos, já apresentava um currículo de fazer inveja a muitos profissionais. Ele começou a tocar piano com apenas três anos de idade e logo já realizava recitais em sua cidade. Com seis anos, muda-se para o Rio de Janeiro para estudar com Nise Obino e Lúcia Branco, e aos 12 anos é finalista do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos para a Europa. A partir daí, desenvolveu uma sólida carreira internacional, sendo considerado hoje um dos pianistas mais importantes do mundo.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 07/12/2019 - 11:31 - Episódio Música e Músicos do Brasil 08-12-19

Mais do programa