Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Abel Ferreira e Antônio José Augusto são os homenageados do Música e Músicos do Brasil

Programa traz um pouco da vida e obra destes dois grandes nomes da música instrumental brasileira

Música e Músicos do Brasil

No AR em 16/02/2020 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (16) destaca a vida e obra do clarinetista Abel Ferreira, que em fevereiro de 2020 estaria completando 105 anos de vida. O programa traz também uma pequena homenagem ao trompista Antônio José Augusto, que morreu no último dia 2 de fevereiro. 

Ouça no player cima.

Nascido em 15 de fevereiro de 1915 em Minas Gerais, Abel Ferreira foi um dos maiores clarinetistas brasileiros que já existiu, e seu nome está fortemente vinculado ao choro. Ele iniciou os estudos de forma autodidata ainda na infância e, por volta dos 12 anos de idade, já havia estreado na banda filarmônica de sua cidade. Além de tocar com grandes músicos brasileiros (como Orlando Silva, Francisco Alves e Emilinha Borba), Abel Ferreira também desenvolveu importantes parcerias na área de composição com nomes como: Lourival Faissal, Nelson Piló, José Menezes de França e Luiz Bittencourt.

E outro artista nacionalmente respeitado no Brasil, que morreu no último dia 2 de fevereiro, é o trompista, musicólogo e professor Antônio José Augusto. Antônio era Doutor em História Social pela UFRJ, com Mestrado em trompa pela Escola de Música da UFRJ e especialização no Royal Welsh College of Music and Drama na Inglaterra. Ele desenvolveu importantes trabalhos na área pedagógica e de pesquisa e divulgação da música brasileira, além de uma grande trajetória artística em importantes orquestras e grupos de câmara brasileiros.  

Como pesquisador e musicólogo, Antônio foi autor de diversos livros e contribuiu para o resgate e difusão de obras de diversos compositores brasileiros, como Anacleto de Medeiros, Henrique Alves de Mesquita e Chiquinha Gonzaga, além da sua contribuição na produção contemporânea para quinteto de metais.

Confira mais no Música e Músicos do Brasil, que vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 14/02/2020 - 14:25

Mais do programa