Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial "Dia da Proclamação da República", no Música e Músicos do Brasil.

O programa traz também um pouco mais da homenagem ao compositor Villani_Côrtes.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 15/11/2020 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (15) apresenta um pouco mais da homenagem pelos 90 anos de nascimento de Edmundo Villani-Côrtes. E ainda no programa, em comemoração ao dia da Proclamação da República, confira obras de Carlos Gomes, Leopoldo Miguez e Villa-Lobos. 

Um compositor brasileiro que vivenciou muito bem a transição do Brasil Império para a República foi Carlos Gomes. Na verdade, por ter sido um “compositor do Império”, ele chegou a sofrer um pouco as consequências no novo regime. Sem o apoio oficial, Carlos Gomes passa a morar por um tempo em Milão (onde já era bastante conhecido). Foi mais ou menos neste período que ele estreia o seu oratório “Colombo” (em comemoração aos 400 anos do descobrimento da América), e a sua ópera “Condor”.  

Por sua fidelidade ao Imperador D. Pedro II, que havia sido exilado, Carlos Gomes chegou, inclusive, a se negar a compor o Hino da República. Essa tarefa foi, então, realizada por Leopoldo Miguez, outro grande compositor deste período de transição.

Muitas transformações políticas, sociais e culturais ocorreram na chamada República Velha, logo após a Proclamação da República. Neste período, surge um forte sentimento nacionalista e a busca de uma linguagem brasileira própria. // Influenciado por toda a atmosfera cultural e social do Rio de Janeiro (capital da recém-fundada República), o compositor Villa-Lobos se tornou um dos principais representantes desse movimento nacionalista na música.

E na segunda parte do Música e Músicos do Brasil, confira com um pouco mais da homenagem ao compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes, que em 2020 está completando 90 anos de vida. Segundo o crítico e musicólogo Luis Roberto Trench, “Edmundo Villani-Côrtes é um autor que caminha harmoniosamente entre o erudito e o popular. Suas composições representam o retrato vivo da cultura brasileira, o que o coloca em uma sólida e inconteste posição de destaque no cenário mundial”. Não é à toa que suas peças têm sido apresentadas por uma grande variedade de intérpretes no Brasil e no exterior, totalizando mais de cinquenta CDs com obras deste compositor mineiro.

Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

 

Criado em 13/11/2020 - 14:50

Mais do programa