Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Francisco Mignone é homenageado no Música e Mùsicos do Brasil

O programa celebra os 125 anos de nascimento do compositor

Música e Músicos do Brasil

No AR em 28/08/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (28) celebra os 125 anos de nascimento de Francisco Mignone. 

Filho de um músico imigrante italiano, Francisco Mignone exerceu grande influência tanto na música clássica, quanto popular. Ele nasceu em 3 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro, e com 13 anos, já se apresentava como flautista e pianista em pequenas orquestras de choro. Nesta época, ele começa a compor algumas peças populares sob o pseudônimo de “Chico Bororó”. 

Mignone estudou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e se formou em piano, flauta e composição, tendo aulas com Luigi Chiaffarelli e Agostino Cantù. Em 1920, aos 23 anos, é agraciado com uma bolsa de estudos e se muda para Milão, onde teve aulas com Vincenzo Ferroni.

Ao retornar ao Brasil, Francisco Mignone tornou-se professor de regência do Instituto Nacional de Música, atual escola de Música da UFRJ. Mais ou menos neste período, inicia-se a sua fase nacionalista, que se estende até 1959. Esta fase é marcada pela sua amizade e parceria com o escritor Mário de Andrade, que colabora com algumas de suas principais obras, como: a “Sinfonia do Trabalho”, a suíte “Festas nas Igrejas”, e o famoso bailado afro-brasileiro “Maracatu de Chico Rei”, escrito em 1933. 

Confira mais no Música e Músicos do Brasil. Domingo, às 19h, na Rádio MEC

Criado em 22/08/2022 - 15:26

Mais do programa