Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem a Edino Krieger

O programa traz trechos da série “O compositor do ano”, de 2018

Música e Músicos do Brasil

No AR em 11/12/2022 - 19:00

No último dia 6 de dezembro, o Brasil perdeu um dos maiores nomes da música de concerto contemporânea. O compositor catarinense Edino Krieger morreu aos 94 anos, no Rio de Janeiro, deixando um incrível legado artístico e cultural. 

Edino Krieger nasceu em Brusque, Santa Catarina, em 17 de março de 1928, e começou os seus estudos musicais no violino aos sete anos, com o seu pai, Aldo Krieger - que era violinista, compositor, regente e fundador do conservatório de música local.

Sempre chamando a atenção com o seu talento no violino, aos 15 anos Edino ganha uma bolsa de estudos do governo do estado para estudar no Rio de Janeiro, então capital federal, onde teve aulas de violino com Edith Reis e de composição com Hans-Joachim Koellreutter no Conservatório Brasileiro de Música.

Futuramente, passa a integrar o Grupo Música Viva, juntamente com o seu mestre Koellreutter, além dos compositores Claudio Santoro, Guerra-Peixe e Eunice Catunda. A fase mais voltada ao dodecafonismo dura até mais ou menos 1950, quando começa a receber influências da música de concerto norte-americana.

E neste episódio de Música e Músicos do Brasil, confira trechos de um especial produzido em 2018, durante a série O compositor do ano, com diversos aspectos da vida e carreira de Edino Krieger. 

Tags:  Edino Krieger

Criado em 11/12/2022 - 19:00

Mais do programa