O Música e Músicos do Brasil deste sábado (9) apresenta mais uma edição dedicada ao mês das mulheres, destacando o protagonismo feminino na composição e na interpretação, com foco especial na obra de Chiquinha Gonzaga interpretada pela pianista Karin Fernandes.
Chiquinha Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro em 1847, e é considerada um marco da composição feminina no Brasil. Uma mulher à frente de seu tempo, ela teve que enfrentar inúmeros desafios e preconceitos para se impor no meio artístico, até mesmo com a sua família e marido, que eram contra a sua carreira na música. Ela é autora de obras imortais, como "Corta-Jaca" e "Lua Branca", sendo a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, a primeira pianista a tocar Choro, e a compositora da primeira marchinha carnavalesca brasileira, “Ó abre alas”.
Gravado pela premiada pianista Karin Feranandes, este álbum intitulado “Perfume: Chiquinha Gonzaga Waltzes, Volume 2” é fruto de um importante projeto com o primeiro registro integral das valsas de Chiquinha Gonzaga. Neste segundo volume, Karin gravou um total de 20 valsas, algumas inéditas, revelando a profundidade e a beleza da obra desta influente compositora e maestrina brasileira. Como destacado pela Revista Concerto, “a riqueza da interpretação da pianista mostra como o gênero da valsa teve importância fundamental na trajetória de Chiquinha Gonzaga e, também, para a criação de um novo espaço na chamada música urbana brasileira do final do século XIX e começo do século XX”. O CD foi lançado digitalmente em dezembro de 2023 e está disponível nos principais sites e plataformas digitais.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.