O Música e Músicos do Brasil deste sábado (25) apresenta um programa especial dedicado a um dos gigantes da música brasileira: Jaques Morelenbaum, que completou 70 anos este mês de maio.
Nascido em 18 de maio de 1954, no Rio de Janeiro, o violoncelista, arranjador, maestro e produtor musical Jaques Morelenbaum cresceu em uma família profundamente enraizada na música. Filho do maestro Henrique Morelenbaum e da professora de piano Sarah Morelenbaum, Jaques foi exposto ao meio musical desde cedo, ingressando na Escola Nacional de Música da UFRJ aos 4 anos de idade. Mais tarde, seus estudos o levaram ao prestigioso New England Conservatory nos Estados Unidos, onde entrou em contato direto com a herança de Pablo Casals, através de sua professora Madeline Foley.
A carreira musical de Jaques começou com o grupo “A Barca do Sol”, nos anos 70. Mas foi sua associação de uma década com o compositor Tom Jobim que o projetou para o estrelato internacional, resultando em importantes prêmios, com destaque para o cobiçado Grammy. Sua habilidade em arranjos e produção musical também o levou a trabalhar com gigantes como Caetano Veloso, Egberto Gismonti e Gilberto Gil, além de influenciar o som da MPB através de arranjos para artistas como Gal Costa e Marisa Monte.
Além de ser um mestre do violoncelo e na composição, Jaques Morelenbaum já atuou na regência de importantes orquestras brasileiras, sendo também um dos arranjadores e produtores brasileiros mais respeitados, com mais de 850 álbuns em sua discografia, sendo responsável por arranjos e orquestrações de CDs icônicos da MPB. Morelembaum também é um importante nome no meio audiovisual, tendo realizado inúmeras gravações, arranjos e composições para filmes nacionais e internacionais. Um de seus principais trabalhos é a trilha sonora composta, juntamente com Antônio Pinto, para o filme “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles, que recebeu importantes prêmios e indicações.
Aos 70 anos, Jaques Morelenbaum continua a ser uma força criativa, explorando novas sonoridades e colaborando com a nova geração de músicos. Seus trabalhos mais recentes incluem a gravação da obra “Havana”, que apresentamos no início do programa, e o álbum “Trem das cores”, lançado em setembro 2023. Este último, gravado por Gaia Wilmer, Jaques Morelenbaum e artistas convidados, celebra os 80 anos do compositor Caetano Veloso através de releituras de suas obras.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.