O Música e Músicos do Brasil deste sábado (1) apresenta o recém-lançado álbum “Roots - Sonatas para violino do século 20 do Brasil e da Suíça”, gravado pelo violinista Renato Wiedemann e a pianista Marija Bokor, com obras de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, e muito mais.
Lançado em março de 2024, o álbum "Roots”, celebra as raízes culturais e musicais do violinista Renato Wiedemann. Como cidadão suíço-brasileiro, Renato escolheu refletir suas origens em seu álbum de estreia, gravando sonatas para violino do século 20 de compositores das duas nacionalidades, como Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Ernest Bloch, Othmar Schoeck e Ernst Widmer.
Nascido e criado em Basel, na Suíça, Renato Wiedemann começou seus estudos de violino aos oito anos em Birsfelden e prosseguiu seus estudos na Musikschule Basel com Vincent Providoli e depois com Emilie Haudenschild. Ele complementou seus estudos nas cidades de Lucerna e Hamburgo, concluindo um bacharelado e dois cursos de mestrado em Performance e Regência. Durante sua formação, Renato Wiedemann recebeu o apoio da Friedl Wald-Stiftung Basel e participou ativamente de várias orquestras jovens, incluindo os Junge Sinfoniker Basel e o Schweizer Jugend-Sinfonie-Orchester. Ele também é membro fundador do Steiner Trio Basel e do Linden Quartett. Filho de uma professora de dança de origem brasileira, Renato Wiedemann tem uma conexão profunda com o Brasil, visitando o país frequentemente para apresentações musicais e participações em festivais como o "Festival Música Nova Gilberto Mendes". Sua paixão pela música brasileira foi cultivada desde a infância, influenciada também por sua mãe, que o introduziu aos ritmos e melodias vibrantes da cultura brasileira.
Este álbum de estreia de Renato Wiedemann tem recebido diversos elogios da crítica, incluindo o Supersonic Award do Pizzicato. A interpretação sensível e a parceria coesa entre Renato e Marija foram destacadas como pontos altos do disco, que é descrito como uma ponte sonora entre a Suíça e o Brasil, celebrando a rica herança cultural dos dois países.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.