Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

90 anos de nascimento de Carlos Eduardo Prates

Confira uma programação completa em homenagem ao maestro, com participação especial de sua filha, Tânia Prates Rein

Música e Músicos do Brasil

No AR em 07/09/2024 - 19:00

O programa deste sábado (7) celebra os 90 anos de nascimento de Carlos Eduardo Prates, um dos mais ilustres maestros brasileiro.

Carlos Eduardo Prates nasceu em 9 de setembro de 1934, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e, desde cedo, sua vida foi marcada pela música e pela poesia. Ele estudou piano, violoncelo, oboé e canto, sendo aluno dos maestros Sérgio Magnani e Carlos Alberto Pinto Fonseca e do compositor Hans-Joachim Koellreutter.
  
Junto com Carlos Alberto Pinto Fonseca e Isaac Karabtchevsky, Prates fundou o coro "Madrigal Renascentista", que se destacou no cenário nacional e internacional, realizando inúmeras turnês.

Durante a década de 1960, Prates viveu um período de intensa atividade, tornando-se o primeiro brasileiro a ser aluno do renomado maestro austríaco Herbert von Karajan, na Orquestra Filarmônica de Berlim. Na Alemanha, ele conquistou reconhecimento internacional, regendo orquestras como a do "Theater Des Vesteins" e a Orquestra de Praga. 

Prates foi uma das figuras mais respeitadas no cenário musical do nosso país e em diversas regiões da Europa. Ele manteve uma amizade próxima com diversos compositores brasileiros, o que resultou em várias obras escritas em sua homenagem. Como exemplo, temos a “Abertura Festiva”, de Camargo Guarnieri, composta em 1971 e dedicada ao maestro Prates.

Ao longo da sua carreira, Carlos Eduardo Prates foi vencedor de importantes prêmios, incluindo o título de "Maior Revelação Musical do Ano" pelos críticos de Belo Horizonte, além do primeiro lugar em concursos internacionais para jovens regentes em São Paulo e em Florença, na Itália. Ele também participou das Caravanas e Barcas da Cultura, projetos liderados pelo Embaixador da Cultura Paschoal Carlos Magno, com o objetivo de promover a arte e a cultura brasileira pelo país.

Em 1975, após retornar ao Brasil, Carlos Eduardo Prates, junto com sua esposa e parceira, a jornalista Haydée Rocha Cintra, fundou um de seus projetos mais importantes: o Centro Coral Sinfônico Infanto-Juvenil (Cosij), a primeira instituição sinfônica de caráter social do Rio de Janeiro. Esse pioneiro projeto segue inspirando iniciativas sociais no Brasil e no mundo, como a conhecida Orquestra da Grota, de Niterói.

Saiba mais no Música e Músicos do Brasil. Sábado, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 05/09/2024 - 10:41 - Episódio Música e Músicos do Brasil 07/09/2024

Mais do programa