Muitos consideram sacrilégio alterar, mesmo que minimamente, uma obra de um mestre como Johann Sebastian Bach. Mas e se quem faz essas alterações for Keith Jarrett? Ele mesmo comentou..."já disseram: Bach escreveu tudo o que queria escrever em música e que ninguém deve acrescentar nada, não é necessário. A resistência a mudanças é maciça, mas escuto outras coisas ocasionalmente, e dependendo do que está acontecendo durante um de meus concertos, deixo que essas coisas apareçam.
Do jazz ao clássico e do clássico ao jazz, através de Porgy and Bess, Oscar Peterson e Joe Pass seguiram essa ideia com ótimo resultado nessa espécie de contaminação: utilizaram um cravo junto a guitarra, revelando mais sobre as canções escritas pelos irmãos Gershwin como a popular, Summertime. Porgy and Bess tem raízes no jazz e seus gêneros como boogy woogue, funk, free jazz e outros, mas essa influência também tem duas vias, como bem provou Max Roach, filho de cantora de Gospel que tocou bateria na Orquestra de Duke Ellington, diplomado pela Manhattan School of Music, recebeu vários doutorados honris causa, compondo várias obras para percussão solo, duo, com quarteto de cordas, e orquestra, como a obra "Ghost Dance".
Neste programa, que vai ao ar dia 14, à meia-noite de sexta-feira para sábado, gravações de Keith Jarret e Oscar Peterson utilizando um cravo, e obra para orquestra de câmara e de jazz por Max Roach.