Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mali, Ali Farka e Ry Cooder no Musisfério

O que teria em comum tuaregs no deserto africano e um guitarrista norte-americano?

No AR em 08/04/2017 - 00:00

O que teriam em comum tuaregs no deserto africano e um guitarrista norte-americano? A etnia berber – grupo do norte da África - habita grande área do deserto da Líbia, Algéria, Nigéria, Burkina Faso e Mali. São chamados de “pessoas azuis”, por conta de sua pele negra azulada em conjunto com suas roupas tradicionais em tons de azul. Este tesouro tem sido explorado desde que foi revelado aos ocidentais por um guitarrista americano.

Em 1992, em Londres, ocorreu o primeiro encontro entre o norte-americano Ry Cooder e o malinês Ali Farka Touré. Ali Farka era fã do guitarrista Ry e lhe deu de presente seu alaúde que tocava quando criança. Depois disso, combinaram de tocar algo juntos, o que se realizaria dois anos depois, quando Ali Farka foi mostrar sua música nos Estados Unidos.

Ry Cooder considerava Ali Farka  “um homem carismático, com muito poder, força, enérgico, por isso sua música vibra”. Ry Cooder e Ali Farka gravaram em 1994 o álbum "Talking Timbuktu".  A canção “Diaraby” foi selecionada para um programa de rádio da BBC e acabou se tornando uma das mais votadas pelo público. Neste programa, mais sobre essa colaboração entre Farke e Cooder, além de música tradicional de Mali, o que inclui o blues!

Ouça a MEC FM no player abaixo:

O Musisfério vai ao ar na madrugada de sexta para sábado, à meia-noite.

Criado em 04/04/2017 - 13:55 e atualizado em 07/04/2017 - 00:00 - Episódio Mali, Farka e Cooder

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.