Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História desvenda Brasil Pré-Cabralino

Escritor Reinaldo José Lopes fala sobre as sociedades que existiam no território brasileiro antes da chegada das caravelas portuguesas

Na Trilha da História

No AR em 18/09/2017 - 12:50

O Na Trilha da História desta semana convidou Reinaldo José Lopes para contar o que havia no território que hoje abriga o Brasil antes do ano de 1500. O jornalista é autor do livro "1499 - O Brasil antes de Cabral", lançado este semestre pela editora HarperCollins. Entre as histórias relatadas pelo escritor, está a de Luzia: o ser humano mais antigo já descoberto na América do Sul. Arqueólogos estimam que os restos mortais dela tenham mais de 11 mil anos.

Livro 1499 - O Brasil antes de Cabral

Livro de Reinaldo José Lopes também conta como funcionavam as sociedades inígenas antigas

 

Trilha Sonora
Confira a lista de músicas deste episódio: "Aquarela Brasileira" (composição de Silas de Oliveira / interpretação de Simone); "Eu nasci há dez mil anos atrás", (composição de Raul Seixas e Paulo Coelho / interpretação de Raul Seixas); "Tipiti" (composição e interpretação de Dona Onete); "Saudade da Aldeia" (composição e interpretação de Djuena Tikuna); "O Pulso" (composição de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer  e Tony Bellotto / interpretação dos Titãs); e "Tubi Tuby"(composição e interpretação de Lenine). 

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz, FM 96,1MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 18/09/2017 - 13:00 - Episódio Na Trilha da História - O Brasil antes de Cabral

Mais do programa