Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História homenageia Machado de Assis

Na semana em que a morte do escritor completa 109 anos, o programa convida o romancista Silviano Santiago para falar sobre a vida e obra do autor de "Dom Casmurro"

Na Trilha da História

No AR em 27/09/2017 - 12:45

Na sexta-feira desta semana, dia 29 de setembro, fará 109 anos que morreu um dos maiores escritores brasileiros: Machado de Assis. Conhecido por obras como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o carioca foi um dos precursores do Movimento Realista na literatura brasileira. Para contar detalhes da vida do "bruxo do Cosme Velho", o Na Trilha da História convidou o romancista Silviano Santiago. Ele é autor do livro "Machado", que reconstitui os últimos anos da vida do escritor. 

Livro "Machado", de Silviano Santiago, reconstitui os últimos anos de vida de Machado de Assis

Livro "Machado", de Silviano Santiago, reconstitui os últimos anos de vida de Machado de Assis

 

Trilha Sonora 
A trilha sonora deste episódio reúne músicas populares no final do século XIX e início do século XX, coincidindo com os últimos anos da vida de Machado de Assis. A exceção é a última música, um samba em homenagem ao escritor. Confira a lista: "Corta-Jaca" (composição de Chiquinha Gonzaga com letra de Machado Careca, na interpretação de Lysia Condé); "Escovado" (composição de Ernesto Narazeth e interpretação do violonista Fabiano Borges); "Flor Amorosa"(composição de Joaquim Callado com letra de Catulo da Paixão Cearense, na interpretação de Lysia Condé); "Namorados da Lua" (composição de Chiquinha Gonzaga e interpretação de Milton Nascimento e do pianista Leandro Braga); "Machado" (composição e interpretação de Martinho da Vila). 

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.  

Criado em 27/09/2017 - 12:53 - Episódio Na Trilha da História - Machado de Assis

Mais do programa