Na sexta-feira desta semana, dia 29 de setembro, fará 109 anos que morreu um dos maiores escritores brasileiros: Machado de Assis. Conhecido por obras como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o carioca foi um dos precursores do Movimento Realista na literatura brasileira. Para contar detalhes da vida do "bruxo do Cosme Velho", o Na Trilha da História convidou o romancista Silviano Santiago. Ele é autor do livro "Machado", que reconstitui os últimos anos da vida do escritor.
Trilha Sonora
A trilha sonora deste episódio reúne músicas populares no final do século XIX e início do século XX, coincidindo com os últimos anos da vida de Machado de Assis. A exceção é a última música, um samba em homenagem ao escritor. Confira a lista: "Corta-Jaca" (composição de Chiquinha Gonzaga com letra de Machado Careca, na interpretação de Lysia Condé); "Escovado" (composição de Ernesto Narazeth e interpretação do violonista Fabiano Borges); "Flor Amorosa"(composição de Joaquim Callado com letra de Catulo da Paixão Cearense, na interpretação de Lysia Condé); "Namorados da Lua" (composição de Chiquinha Gonzaga e interpretação de Milton Nascimento e do pianista Leandro Braga); "Machado" (composição e interpretação de Martinho da Vila).
Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.