Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Período imperial brasileiro é destaque do Na Trilha da História 

Historiadora Miriam Dolhnikoff aborda temas como golpe da maioridade, poder moderador e escravidão

Na Trilha da História

No AR em 16/10/2017 - 12:25

O Na Trilha da História desta semana propõe uma viagem ao século XIX, mais especificamente ao período em que o Brasil era um Império. Quem conduz o ouvinte nessa jornada é a historiadora Miriam Dolhnikoff, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Departamento de História da mesma instituição e autora do livro "História do Brasil Império", lançado pela editora Contexto. Entre os assuntos abordados pela pesquisadora, estão a antecipação da maioridade de Dom Pedro II e a alternância de poder entre os partidos Liberal e Conservador. 

Livro "História do Brasil Império", da historiadora Miriam Dolhnikoff

Trilha Sonora 
A trilha sonora deste episódio é formada por composições de Henrique Alves de Mesquita. O músico carioca nasceu em 1830 e recebeu uma bolsa do imperador Dom Pedro II pra estudar em Paris, na França. As músicas escolhidas fazem parte do álbum "Henrique Alves de Mesquita - Músico do Império do Brasil", do conjunto Art Metal Quinteto. Confira a lista: "Fantasia para Piston", "Carlos Gomes", "Tango da Mágica Ali Babá", "Batuque Caraterístico" e "Vaidosa".

Ouça o programa pelo player acima.

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. 

Criado em 16/10/2017 - 12:31 - Episódio Na Trilha da História - Brasil Império

Mais do programa