Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Barão de Mauá é o tema do Na Trilha da História

Episódio desta semana tem como convidado o jornalista Jorge Caldeira, biógrafo do maior empresário do Brasil Império

Na Trilha da História

No AR em 31/01/2018 - 12:25

Nesta semana, o Na Trilha da História traz como convidado o jornalista Jorge Caldeira, autor de "Mauá - Empresário do Império". O livro conta a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. O gaúcho foi o maior empresário da época em que o Brasil foi um império. Na lista de seus empreendimentos, estão ferrovias, companhias de navegação, fábricas e  empresas internacionais. 

Livro "Mauá - Empresário do Império", de Jorge Caldeira

Trilha Sonora
Como foi Mauá que trouxe a primeira ferrovia para o Brasil, a trilha sonora deste episódio traz músicas sobre o "trem". Confira: "Barulho de Trem" (composição e interpretação de Milton Nascimento); "O Trem das 7" (composição e interpretação de Raul Seixas); "Trem de Ferro" (poesia de Manuel Bandeira musicada e interpretada por Tom Jobim); "Trem do Pantanal" (composição de Geraldo Roca e Paulo Simões / interpretação por Almir Sater); e "Trem das Onze" (composição de Adoniran Barbosa / interpretação do grupo Demônios da Garoa).

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

Ouça ao programa completo no player acima.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 31/01/2018 - 12:34 - Episódio Na Trilha da História - Barão de Mauá

Mais do programa