Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra disputa entre Dom Pedro I e Dom Miguel

Neste episódio, o pesquisador Paulo Rezzutti explica como o relacionamento conflituoso entre os irmãos terminou em guerra civil em Portugal, entre 1832 e 1834

Na Trilha da História

No AR em 02/06/2020 - 13:36

O Na Trilha da História desta semana mostra o conflituoso relacionamento entre o imperador brasileiro Dom Pedro I e seu irmão Dom Miguel. Os filhos do rei português Dom João VI e da rainha Carlota Joaquina enfrentaram-se em uma guerra civil pela disputa do trono de Portugal entre os anos de 1832 e 1834. O entrevistado deste episódio é o pesquisador Paulo Rezzutti, autor da biografia “D. Pedro – A História não contada”, lançada pela editora Leya.

Escritor Paulo Rezzutti
Escritor Paulo Rezzutti

 

Durante a entrevista, Paulo contou que, sob ameaça das tropas de Napoleão Bonaparte, a família real portuguesa deixou Lisboa e se instalou no Brasil em 1808. Na época, Dom Pedro tinha dez anos e Dom Miguel era um menino de seis anos. Influenciado pela mãe, Dom Miguel tinha ideias absolutistas e conservadoras que contrastavam com o espírito mais liberal de Dom Pedro. O mais novo liderou revoltas em Portugal, chegando, inclusive, a aprisionar o pai.

Dom Miguel, irmão de Dom Pedro I
Dom Miguel, irmão de Dom Pedro I, Retrato de D. Miguel pintado em Viena durante o exílio. Johann (Giovanni) Ender, 1827

 

Quando Dom João VI morreu, Dom Pedro assumiu o trono português, para pouco tempo depois abdicar em favor da filha Maria da Glória. Na época, a menina tinha sete anos incompletos e já estava prometida em casamento ao tio Dom Miguel. Ele, no entanto, tomou a coroa da sobrinha, levando os dois irmãos ao conflito final na Guerra Civil Portuguesa, em 1834.

Imperador brasileiro Dom Pedro I
Imperador Dom Pedro I, Simplício R. de Sá. D. Pedro I, tela, 1826, Museu Imperial, Petrópolis

 

Dom Pedro saiu vitorioso do conflito e assegurou a coroa para a filha, que se tornou a rainha Maria II de Portugal. Mas o primeiro imperador do Brasil não teve muito tempo para comemorar a vitória, já que morreu de tuberculose naquele mesmo ano. Já o irmão Dom Miguel foi expulso de Portugal e passou o resto da vida no exílio. Morreu na Alemanha em 1866.

 

Trilha Sonora

As músicas deste episódio têm letras sobre irmãos. Confira a lista: “Irmãos coragem” (composição de Nonato Buzar e Paulinho Tapajós / interpretação de Jair Rodrigues); “Irmão de fé”, composição de Márcio Borges e Milton Nascimento / interpretação de Milton Nascimento); “Siameses”(composição de João Bosco / interpretação de João Bosco e Nana Caymmi); “Amor de irmão” (composição de Cazuza, Dé e Frejat / interpretação da banda Barão Vermelho); “Meu irmão” (composição e interpretação de Toquinho); e “Maninha” (composição de Chico Buarque / interpretação de Chico Buarque e Miúcha).

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

 

Atenção para mudanças nos horários do programa:

 

Em razão da crise do coronavírus, Nacional do Rio e a Nacional da Amazônia estão veiculando uma programação especial. Quando a situação voltar à normalidade, o Na Trilha da História voltará ao horário normal nessas emissoras. Confira a grade de transmissão para esta semana:

 

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

 

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

 

Domingo, 11h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

 

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no sábado, às 17h, e no domingo, às 7h;

 

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

 

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às11h;

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 02/06/2020 - 13:43 - Episódio Na Trilha da História - Dom Pedro e Dom Miguel

Mais do programa