O Na Trilha da História desta semana se dedica a contextualizar fotografias simbólicas envolvendo eventos como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã e o massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim, na China. O convidado deste episódio é o historiador Antonio Barbosa, doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB) e professor aposentado de História Contemporânea também na UnB.
Durante a entrevista, foram analisadas as seguintes imagens: foto da menina Kim Phuc Phan Thi, de nove anos, correndo nua na Guerra do Vietnã (1972); foto apelidada de “o homem do tanque” (1989), relacionada ao massacre da Paz Celestial; fotos das fumaças em formato de cogumelo formada pelas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre o Japão, ao fim da Segunda Guerra Mundial (1945); foto do beijo de um casal na Times Square, em Nova York, comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial (1945); foto do presidente Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília (1960); vídeo do assassinato do presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, em Dallas, no Texas (1963).
Trilha Sonora
Confira a lista de músicas deste episódio: “War” (composição de Norman Whitfield e Barrett Strong / interpretação de Edwin Starr); Rén Jián Dáo (composição e interpretação de Jacky Cheung); “Rosa de Hiroshima” (composição de Vinicius de Moraes e Gerson Conrad / interpretação da banda Secos e Molhados); “Brasília” (composição e interpretação de Sérgio Sampaio); "He Was a Friend of Mine" (composição e interpretação do grupo The Byrds).
Conheça o Na Trilha da História:
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão por outras emissoras de rádio, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.