Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História propõe pensar sobre a vida

Neste segundo episódio com o historiador Daniel Gomes de Carvalho, o ouvinte é novamente convidado a refletir sobre certos aspectos da vida a partir do ensinamento deixado por filósofos de várias épocas

Na Trilha da História

No AR em 31/08/2020 - 11:22

O Na Trilha da História desta semana traz a segunda parte da entrevista com o historiador Daniel Gomes de Carvalho, autor do livro “Filosofia para Mortais – Pensar para viver bem”, lançado pela editora HarperCollins Brasil. Neste programa, o pesquisador mostra o que grandes filósofos escreveram sobre a forma como levamos a vida e lidamos com a passagem do tempo. Entre os tópicos abordados, está a ideia de progresso, de que é preciso sempre crescer na vida. Até que ponto isso nos ajuda ou nos atrapalha, segundo a visão de pensadores de várias épocas?

Historiador Daniel Gomes de Carvalho, autor do livro "Filosofia para mortais"

Hitoriador Daniel Gomes de Carvalho, autor do livro "Filosofia para mortais" (Foto: Rafael Santedso Verdasca / Divulgação)

Daniel Gomes de Carvalho é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), um dos professores do canal do YouTube Se Liga Nessa História e dos integrantes do podcast História Pirata.

 

Trilha Sonora

Confira as músicas escolhidas para este episódio: “É preciso saber viver” (composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos / interpretação de Roberto Carlos), “Congênito” (composição e interpretação de Luiz Melodia), “Canto para a minha morte” (composição de Raul Seixas e Paulo Coelho / interpretação de Raul Seixas), “Vida” (composição e interpretação de Chico Buarque), “Oração ao Tempo” (composição e interpretação de Caetano Veloso) e “Trem bala” (composição e interpretação de Ana Vilela).

 

Conheça o Na Trilha da História

 

Atenção para mudanças nos horários do programa:

Em razão da crise do coronavírus, Nacional do Rio e a Nacional da Amazônia estão veiculando uma programação especial. Quando a situação voltar à normalidade, o Na Trilha da História voltará ao horário normal nessas emissoras. Confira a grade de transmissão para esta semana:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 31/08/2020 - 11:38 - Episódio Na Trilha da História - Filosofia e Vida

Mais do programa