Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História narra a trajetória das telecomunicações

Nesta semana, em que é comemorado o Dia Nacional das Comunicações, o episódio mostra o contexto da chegada do telégrafo, do telefone, do rádio, da televisão e da internet no Brasil

Na Trilha da História

No AR em 05/05/2021 - 17:14

Nesta semana em que lembramos o Dia Nacional das Comunicações, comemorado em 5 de maio, o Na Trilha da História mostra a trajetória das telecomunicações no Brasil, desde o telégrafo até a internet 5G. O entrevistado deste episódio é o engenheiro eletricista Carlos Nazareth Motta Marins, doutor em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Durante a entrevista, o pesquisador deu detalhes sobre a expansão do telégrafo, narrou a chegada do telefone, falou sobre o impacto da invenção do rádio e da televisão e mostrou como o celular e a internet mudaram a vida dos brasileiros.

Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Inatel


Trilha sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: Parabolicamará (composição e interpretação de Gilberto Gil); Pelo telefone (composição de Donga e interpretação do grupo MPB4); Comunicação (composição de Edson Alencar e Hélio Matheus / interpretação de Elis Regina); Você não liga pra mim (composição e interpretação de Zeca Baleiro); Pela internet (composição e interpretação de Gilberto Gil); e Telefonía (composição e interpretação de Jorge Drexler).

Telefonista trabalhando em central no ano de 1970


Conheça o Na Trilha da História:

 

 

Atenção para mudanças nos horários do programa:

Em razão da crise do coronavírus, as rádios Nacional do Rio e a Nacional da Amazônia estão veiculando uma programação especial. Quando a situação voltar à normalidade, o Na Trilha da História voltará ao horário normal nessas emissoras. Confira a grade de transmissão para esta semana:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 05/05/2021 - 17:46 - Episódio Na Trilha da História - Telecomunicações

Mais do programa