Nesta semana do Bicentenário da Independência do Brasil, o Na Trilha da História traz o segundo episódio com o historiador João Paulo Pimenta sobre o contexto da separação de Portugal. Durante a entrevista, ele explica como a Revolução constitucionalista do Porto criou condições para que o então príncipe regente Dom Pedro rompesse os laços com a antiga metrópole.
João Paulo Pimenta é doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), professor na mesma instituição e autor do livro Independência do Brasil, lançado pela editora Contexto.
Trilha Sonora
Este episódio segue o embalo do programa passado e traz as músicas restantes do disco Jacarandá, lançado em 2003 pelo violonista português Pedro Jóia, com músicas dele e letras do poeta e escritor português Tiago Torres da Silva. As gravações contam com a participação de grandes intérpretes brasileiros. Confira a lista: Tambor dos Ateus (Elba Ramalho), Canção em braile (Ná Ozzetti), Porta do Silêncio (Ney Matogrosso), Sol de Néon (Pedro Luís) e Jacarandá (instrumental).
Conheça o Na Trilha da História:
Confira os horários do programa:
Sábado, 8h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;
Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz;
Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.