O primeiro episódio da nona temporada do Na Trilha da História, transmitido esta semana, tem como tema o livro “Imagens da branquitude: A presença da ausência", lançado pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, pela editora Companhia das Letras. A obra mostra como pinturas, fotografias e publicidades retratando a população brasileira ajudaram a construir o racismo estrutural que impera no Brasil.
Ouça o episódio no player acima do título!
De acordo com a pesquisadora, “branquitude” se relaciona a um sistema internalizado de privilégios materiais e simbólicos que tem raízes no passado mas exerce sua força no presente. Assim, as imagens da branquitude (incluídas em quadros e fotografias) mostram brancos exercendo seus privilégios, de forma naturalizada, de maneira que o racismo se constrói organicamente na sociedade brasileira.
Trilha Sonora
Confira a trilha sonora deste episódio: “Respeitem meus cabelos, brancos” (composição de Chico César / interpretação de Xênia França); “Bonecas Pretas” (Larissa Luz); “Breu” (composição de Lucas Cirillo / interpretação de Xênia França); e “Poder é pele preta” (composição de Diego Cabral e Maria Duarte / interpretação do grupo Arruda, com os vocais de Maria Menezes e Jorge Aragão).
Conheça o Na Trilha da História:
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.