Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História relembra a Revolta da Vacina

Episódio da semana traz músicas de Joaquim Callado, que morreu em decorrência do frágil sistema de saneamento básico do Rio de Janeiro

O Na Trilha da História desta semana detalha os motivos que levaram à Revolta da Vacina - a rebelião protagonizada pelos moradores do Rio de Janeiro contra a vacinação obrigatória e a reforma do centro da cidade, que desalojou milhares de pessoas.

Durante a entrevista com a historiadora Ana Luce Girão, apresentada na íntegra nesta versão de uma hora de programa, o papel desemprenhado pelo médico Oswaldo Cruz ganha destaque. Com pouco mais de 30 anos, o sanitarista assumiu a Direção de Saúde do governo do presidente Rodrigues Alves e implementou a vacinação obrigatória contra a varíola.

 

Foto de bonde virado durante a Revolta da Vacina publicada na revista da semana de 27 de novembro de 1904

 

Trilha Sonora

A trilha sonora do programa é formada por músicas de Joaquim Callado, conhecido como o “pai dos chorões”. O flautista carioca é considerado um dos criadores do chorinho e foi um dos grandes incentivadores da carreira da pianista Chiquinha Gonzaga.

O compositor morreu aos 31 anos de idade, em março de 1880, após dias de febre alta e calafrios.

Segundo os jornais da época, ele teria contraído meningoencefalice, doença associada ao frágil sistema de saneamento básico, assim como as doenças que foram alvo do sanitarista Oswaldo Cruz.

Confira aqui os horários do programa completo

Domingo, 23h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz e Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Domingo, 8h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

Criado em 24/11/2016 - 18:54 e atualizado em 03/01/2017 - 17:01

Mais do programa