Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Historiador relata horrores das grandes secas do Ceará

Na trilha da História desta semana traz músicas de Gonzagão e poesias de Rachel de Queiroz

Milhares de mortes, campos de concentração e canibalismo. Os horrores das grandes secas do Ceará são relatados pelo historiador Cicinato Ferreira na versão completa do Na Trilha da História desta semana. O pesquisador é autor de 1915: a história dos sertanejos no ano da Seca e A Tragédia dos Mil dias, que trata da seca de 1877 a 79.

O campo de concentração foi criado durante a seca de 1915 - a mesma que inspirou a escritora Rachel de Queiroz a escrever o romance "O Quinze". "Não havia uma prisão em termos clássicos. Ou seja, não havia o impedimento de deslocamento daquela pessoa que estava no campo para outro local. Mas apesar de não serem presos, esses retirantes sofriam com o abandono. Com a excessão de uma visita ou outra de membro da Igreja e de um médico, não havia assistência", detalha Cicinato.

Trilha Sonora
A trilha sonora do programa é formada por músicas que tratam do sofrimento dos brasileiros que convivem com a seca: "Triste Partida" (letra de Patativa do Assaré e interpretação de Luiz Gonzaga); "Vozes da Seca" (composição de Zé Dantas e Luiz Gonzaga); "Súplica Cearense" (composição de Gordurinha e Netinho, na Voz de Luiz Gonzaga e Fagner); "Asa Branca" (música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, na interpretação de Luiz Gonzaga e Fagner); e "A Festa da Natureza" (letra de Patativa do Assaré e interpretação de Fagner. Moreira da Silva).

O Quinze
O programa ainda traz trechos dramatizados do romance "O Quinze", o primeiro livro escrito por Rachel de Queiroz, quando ela tinha apenas 19 anos. A história tem como pano de fundo a seca de 1915 e mostra o sofrimento do casal de retirantes Chico Bento e Cordulina, que não veem outra saída senão ir a pé com os filhos para Fortaleza.

Confira aqui os horários do programa completo
Domingo, 23h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz e Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Domingo, 8h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 15/12/2016 - 10:46 e atualizado em 15/12/2016 - 08:47

Mais do programa