Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mary del Priore conta detalhes da personalidade da Princesa Isabel

Historiadora desmistifica a ideia abolicionista criada em torno da herdeira da monarquia brasileira

Uma princesa que não gostava do poder e preferia ficar em casa cuidando do marido e dos filhos. É dessa forma que a historiadora Mary del Priore descreve a Princesa Isabel no episódio desta semana do Na Trilha da História. A autora de "O Castelo de Papel" pesquisou cartas trocadas entre ela, o marido e outros familiares para traçar o perfil psicológico da filha de Dom Pedro II.

"Eu nunca vi alguém dizer tanto que não queria o poder. Estar regente era algo que ela detestava. Então ela dava muito título, fazia muita caridade... O engajamento da princesa Isabel com a vida política era realmente nulo", explica a escritora, durante a entrevista apresentada na íntegra nesta versão do programa.

Trilha Sonora

A trilha sonora do programa é formada por músicas brasileiras interpretadas por cantoras de língua francesa e por canções francesas cantadas por brasileiras: "La Vie em Rose", por Ana Cañas; “Tu sais je vais t’aimer” (versão em francês de “Eu sei que vou te amar”), por Diana Panton; "Ne me quitte pas", por Maria Gadú; "Samba e Amor", por Clara Bellar; e "Non, je ne regrette rien", por Cássia Eller.

Confira aqui os horários do programa completo

Domingo, 23h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz e Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Domingo, 8h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

 

Criado em 02/12/2016 - 00:03 e atualizado em 01/12/2016 - 22:50

Mais do programa