Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História destaca a Revolução Industrial

Historiador contextualiza o surgimento da industrialização na Inglaterra no século XVIII

O foco do Na Trilha da História desta semana é a Revolução Industrial, que marca a chegada das máquinas, dos produtos feitos em escala e de uma nova classe trabalhadora: os operários das fábricas. A Inglaterra é o berço dessa industrialização, que teve início entre 1760 e 1780. O entrevistado é o historiador e mestre em História Social pela Universidade de Brasília (UnB), Guilherme Barbosa.

"A Revolução Industrial foi, sem dúvida, a mais importante transformação que o mundo da transição da Idade Moderna para Idade Contemporânea experimentou. Eu costumo dizer para os meus alunos que a Revolução Industrial tem um impacto tão marcante que talvez só se compare a descoberta do fogo e do anticoncepcional", diz Guilherme.

Trilha Sonora
Como a Revolução Industrial teve origem na Inglaterra, o programa traz músicas de bandas britânicas com letras relacionadas a trabalho e a dinheiro. Confira a lista: "Money" (composição de Roger Waters e interpretação da banda Pink Floyd); "Money / That's what I want" (composição de Berry Gordy e Janie Bradford e interpretação da banda The Beatles); "Under pressure" (composição de David Bowie e banda Queen); "Working Class Hero" (composição e interpreção de John Lennon); e "Revolution" (composição Ian Astbury e Billy Duffy, interpretação da banda The Cult).

Confira aqui os horários do programa completo
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Domingo, 23h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 30/01/2017 - 18:01 e atualizado em 30/01/2017 - 16:52

Mais do programa