Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo destaca a importância do atendimento interdisciplinar à criança vítima de violência sexual

"Infância Descolorida" realiza uma abordagem histórica da violência contra crianças e destaca o trabalho dos profissionais em torno do atendimento às vítimas

Nacional Jovem

No AR em 02/08/2018 - 08:39

O programa Nacional Jovem desta quinta-feira (02) conversou com a mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mayara Simon Bezerra, sobre o seu estudo "Infância descolorida: a criança vítima de violência sexual e o trabalho interdisciplinar".

A pesquisadora explicou que o tema é muito importante e que a violação aos direitos da criança ainda é algo frequente no Brasil. Ela começou o estudo através de uma abordagem histórica da violência, dos primeiros relatos de violência até a atualidade, fazendo um link entre a violência e a criança ao longo da história. A pesquisa destaca a necessidade do trabalho interdisciplinar no atendimento às crianças vítimas de violência sexual.

"De 2011 a 2016, a gente vê que a violência sexual contra a criança é a quarta violação mais existente no país. Ela pode ser considerada um fato preocupante. Fora que a violência sexual vem acompanhada das outras violências. A criança pode sofrer uma violência física, uma violência psicológica que ela sofre a todo instante", destaca a especialista.

 

Na estudo, a pesquisadora verificou que as meninas são as maiores vítimas de violência sexual, com índice maior entre negras e pardas, na faixa etária de 0 a 7 anos. Ela ressalta a importância da interdisciplinaridade no atendimento a essas vítimas de violência sexual, pelo fato de que cada profissional é responsável por um aspecto da criança.

“Esse cuidado é um velar da realidade sob diferentes olhares, todos em torno de um objetivo em comum. Com a interdisciplinaridade são vários profissionais em torno do atendimento daquela criança, onde cada um na sua especialidade tem uma visão para contribuir naquele caso, aonde a criança vai ser acolhida no Conselho ou na própria delegacia de polícia quando vai onde ela vai tomar o depoimento dela e que ela não seja revitimizada, sofrendo tudo de novo”, explica Mayara.

 

A especialista alerta que caso alguém veja ou saiba de algum caso de violência sexual contra a criança, ela deve ligar no disque 100 e fazer a denúncia.


Para ouvir a entrevista na íntegra clique no player abaixo:


O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional da Amazônia; e, às 12h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.


 

Criado em 02/08/2018 - 09:15

Mais do programa