Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Importância e cuidados com a voz é tema do Nacional Jovem

No Dia Mundial da Voz o programa entrevistou o médico Fausto Nakandaraki sobre essa característica do corpo humano

Nacional Jovem

No AR em 17/04/2019 - 14:13

O dia 16 de abril é conhecido como o Dia Mundial da Voz. E o Nacional Jovem conversou com o Otorrinolaringologista e Doutor, Fausto Nakandaraki, que falou sobre a importância e os cuidados que devemos ter com a voz. 

Ouça no player abaixo:

O Dr. Fausto define a voz como um instrumento de comunicação, o que contribuiu para a evolução humana. A respeito da saúde vocal, é recomendável não gritar e falar por longos períodos. 

O doutor alerta sobre a saúde vocal nas refeições. "Os que são mais prejudiciais são os alimentos ricos em gordura. Verduras e frutas são muito indicados, como laranja e limão", afirmou Fausto Nakandaraki. 

Segundo o otorrinolaringologista, alguns maus hábitos podem gerar complicações para as cordas vocais, como fumar e o alto consumo de bebida alcóolica. 

Durante a puberdade acontece uma mudança natural da voz, mas o doutor afirma que não é necessário preocupações, a não ser que a alteração de voz permaneça mesmo com o fim dessa fase característica da adolescência. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Tags:  voz

Criado em 17/04/2019 - 15:23

Mais do programa