Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial de Combate à AIDS: conheça os mitos e verdades

Convivendo com a aids há 16 anos, João Netto esclarece os principais mitos e verdades sobre a doença

Nacional Jovem

No AR em 29/11/2019 - 16:00

1 de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS, uma data voltada a unir forças para a conscientização. Por isso, o Nacional Jovem recebeu nos estúdios, em Brasília, o estrategista de marketing digital, gestor da informação e especialista em sexualidade, João Geraldo Netto. Aos 37 anos, ele é portador do vírus HIV desde que ele tinha 19 anos de idade, mas só veio a descobrir 6 meses depois, em exames de rotina.

Segundo campanha lançada nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Saúde, 900 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. e cerca de 135 mil devem viver com o vírus e ainda nem sabem. A maioria dos infectados são jovens de 20 a 34 anos. Nesse bate-papo, João desvenda alguns mitos e verdades sobre a Aids.

"Foi um grande susto quando descobri. Por mais orientado que eu tenha sido pela minha família. Minha mãe sempre falou de sexualidade muito abertamente. E outra, a gente é bombardeado por essas informações.E aí veio aqueles pensamentos de morte. Tudo que você sabe cai por terra e aí só ficam os preconceitos. Eu lembrei de um amigo da minha mãe que morreu de Aids mas isso bem antes de ter medicamento. Mas tive sempre muito apoio da minha família", acrescenta ele. 

Segundo ele, é exatamente esse estigma contra a doença que faz com que tantas pessoas não saibam que tem o HIV.

"Porque elas tem medo de se testar. Porque elas não se veem no risco e esse é o grande perigo dessa pessoa morrer. Os jovens, principalmente, são muito vulneráveis", esclarece o estrategista que fala também sobre o assunto no canal Super Indetectável, do YouTube

Mas qual a expectativa de vida? Como prevenir? Quais são os sintomas? De quando em quando deve se fazer os testes? Qual é o cuidado com a alimentação? Qual a forma de contágio? E a transmissão da mãe para o bebê? Saiba mais na entrevista completa, confira:

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 29/11/2019 - 18:04 e atualizado em 29/11/2019 - 17:31

Mais do programa