O Nacional Jovem desta terça-feira (17) fala sobre o Festival Cine Migração no Brasil com a porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Juliana Hack. O projeto é um festival de cinema gratuito e muito bacana que vai trazer filmes com temas relevantes associados à migração.
"O Festival é realizado pela OIM-ONU Migração, uma agência da ONU, que acontece ao mesmo tempo em uma centena de países onde a OIM está presente. No Brasil, a gente realizou projeção em Roraima e este ano está realizando um festival maior em 7 cidades no Brasil. O festival começou em Curitiba, no dia 3 de dezembro e vai até o dia 22 de dezembro", esclarece ela, que é também coordenadora do evento.
Segundo Hack, o objetivo do festival é fortalecer o caminho dessa discussão mais ampla sobre migração que é um dos maiores fenômenos do nosso tempo. Tanto no Brasil como de maneira global.
"O cinema tem esta relação já que muitos cineastas eram migrantes. Então a gente espera ter essa troca de ideias, entre os brasileiros e os migrantes. O festival é aberto a todo mundo. A entrada é gratuita", acrescenta ela.
A edição 2019 conta com 9 filmes. Dentre os temas levados à tela estão: o tráfico de pessoas, exploração sexual, inclusão social, fluxo migratório, entre outros. Na entrevista, Hack destaca também a programação no Norte e demais estados.
Acompanhe a entrevista completa no player acima.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.