Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quais seus planos para 2020?

Neuropsicóloga fala sobre como lidar com expectativas e alcançar metas

Nacional Jovem

No AR em 31/12/2019 - 16:00

Ao refletir sobre o ano, muitas pessoas se veem tristes ou frustradas ao perceber que não estão do jeito que se imaginaram no início do ano. E isso pode ser bastante angustiante. Para discutir melhor esse assunto, Ediléia Martins conversou com a neuropsicóloga, Keli Rodrigues. 

Segundo ela, é importante criarmos metas claras para não acabarmos frustrados. "Quando nós temos metas claras de onde queremos chegar, é muito mais fácil a gente avaliar um planejamento mais coerente com a nossa realidade, com a nossa possibilidade", garante Keli.

De acordo com a especialista, quanto mais fracionarmos as metas maiores são as chances de sucesso.  "Você dá a seguinte informação ao cérebro: de que é possível alcançar. Porque o cérebro não faz falta de abstração. Uma montanha muito alta, você olha pra ela e diz: não vou subir ali. Aí você olha para uma escada e diz: ah, escada eu dou conta de subir. Um degrau de cada vez nem que eu tenha que parar para descansar. Então o ano é uma fração da sua vida. Ele não é a vida toda".

Na entrevista, ela acrescenta que não adianta se martirizar por algo que não foi alcançado. Existiria um máximo de metas? Keli comenta também sobre nossa tendência a sabotagem e a procrastinação.

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 31/12/2019 - 17:03 e atualizado em 31/12/2019 - 16:42

Mais do programa